Indentifique-se – Punk

por CoolHype

A contestação contra o sistema de coisas tornou forma ideológica através do Punk.

O movimento teve início nos Estados Unidos com a banda The Ramones, por volta de 1974. A banda fazia músicas fáceis de serem tocadas, justamente para influenciar outros jovens a montarem sua própia banda de punk rock. Um ano depois esse estilo tomou conta na Inglaterra, pois essa estava passando por situação de tédio cultural e decadência social, além da falta de emprego e altos impostos; isso deixava os jovens da épocas sem saber o que fazer, e o foi o movimento Punk que os ajudou a se expressar e mostrar para o mundo todo o quanto putos da vida estavam.

Com o visual fugindo dos padrões que a sociedade impõe através do modismo, mostrando sua revolta pelo corte de cabelo à moicano (ou cabelos espetados) coloridos, roupas velhas surradas (em oposição ao consumismo), jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças do Estado repressor e a atitude subversiva, se mostra o PUNK.

Esse movimento não fica calado, acomodado, como a maioria dos jovens e o povo em geral, fazendo manifestações, panfletagens, boicotes, passeatas: mostrando sua cultura e seu repúdio a todas as formas de fascismo, nazismo e racismo, autoritarismo, sexismo e comando; vendo como solução a autogestão (ou seja anarquia) para a libertação dos povos, raças, homens e mulheres.

  • Estilo

– Tachas e correntes;

– Lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça;

– Calças jeans rasgadas, calças skinny pretas, bondage pants.

– Bottons de bandas punk;

– Jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas;

–  Coturnos e tênis Converse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De fato, uma das coisas que mais chamam atenção em um Punk é o cabelo. De Moicano a chamativas esculturas no cabelo, os punks são it em qualquer lugar que aparecerem.

  • Vivienne Westwood

Já vi muitos documentários sobre Vivienne mas, depois de tudo que vi e ouvi sobre Westwood, sempre faltará algo a acresentar sobre esse ícone.

Vivienne Westwod é a estilista inglesa responsável pela moda punk , fato!

A estilista começou a criar roupas visando o público marginalizado das periferias de Londres. Devido a uma série de polêmicas e problemas com a justiça em relação ao nome da sua loja (Let it Rock) teve de muda-la para SEX, e depois do movimento o nome polêmico teve que novamente ser mudado para The World End. A loja existe até hoje no West End de Londres, as roupas e objetos feitos pela estilista são vendidos a um preço mais acessível; e dizem que Vivienne passa em frente da loja andando de biscicleta quase toda semana – OH!
Na mesma época seu marido era produtor da banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks existentes. Como Vivienne vestia aquela, entre outras bandas, ficou conhecida como “estilista-punk”, título que é atribuído a ela até hoje.
Com um geito meio doida, Westwood nos remete a moda feita para passar algo, inspirar, divertir e não apenas para consumir.
  • CBGB

CBGB é um clube de música estadunidense localizado no bairro de Manhattan, em Nova Yorque. No começo do clube o público era destinado ao público Country e Blues. Em 1973, Hilly Kristal, proprietário do CBGB, abriu o lugar para o público Punk Rock, recebendo shows do Television e mais tarde da Patti Smith. O lugar tornou-se muito conhecido como o berço do punk rock de 1977 e está marcado na historia de bandas e pessoas como TelevisionRichard HellJohnny Thunders & The HeartbreakersThe RamonesBlondie, Elvis Costello, The Dead Boys, The Misfits e todos personagens importantes para a música dos anos 70 e 80 nos Estados Unidos. Onde foi palco de muitas historias envolvendo não só bandas americanas, mas também britânicas, como o Sex Pistols, e brasileiras como Supla e Ratos de Porão.

Ultimamente o CBGB esteve prestes a fechar por causa de uma divida, causada pelo aumento na cobrança do aluguel devido a correção dos últimos 30 anos de US$ 40 mil/mês (US$ 19 mil pelo clube e quase isso pela galeria de artes anexa, fora as taxas). Bandas como Misfits, Exploited, Anti-Nowhere League, Gorilla Biscuits, Vandals, Dead Boys, Flipper, Peter and the Test Tube Babies, Sham 69, Adrenalin O.D. voltaram a tocar juntas para arrecadar dinheiro e pagar a divida do lugar que as lançou para o “sucesso”.

No dia 9 de Dezembro, o proprietário Hilly Kristal conseguiu um acordo com a Bowery Residents Committee que deverá manter o CBGB aberto pelo menos até 31 de Outubro de 2009. Atualmente o CBGB é uma loja de roupas.

Para quem curtiu o estilo, está aí boas dicas para conhecer melhor o início desse movimento. Mas para quem não curte o estilo Punk…Veja outros posts sobre estilo e Indentifique-se.

Anúncios