Identifique-se: Folk

por CoolHype

  • A Música

Folk  é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock’n roll. O termo surgiu em um movimento que cresceu nos Estados Unidos e Canadá. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas, por isso instrumentos da cultura estadunidence são bastante usados nas músicas, como banjo e gaita.

O estilo passou também para a Europa em um distindo e eclético gênero chamado folk rock britânico, pioneiro com bandas como Pentagle e Fairport Convention. A partir da década de 70 começaram a surgir ramificações no estilo, tais como cid folkfolk psicodélico e folk progressivo.

Diante de todos os artistas que surgiram dentro do estilo, um dos mais (se não O mais) importantes deles é Bob Dylan. O artista foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles e uma de suas principais canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como a melhor de todos os tempos.


Atualmente temos no Brasil a cantora independente Mallu Magalhães (que tem grandes influências de Bob Dylan e Johnny Cash) a banda estadunidênse Beirut e a britânica Florence and the Machine.

  • O Estilo

A palavra vem do inglês que significa “povos” e nos remete à culturas folclórica que por sua vez nos levam aos trajes étnicos. O folk é uma mistura de vários outros estilos: hippie, romântico e rústico.

Estampas étnicas, xadrez, vestidos floridos, franjas (nas roupas, calçados, bolças, etc), babados, botas country, etc. Tudo isso usado com moderação e da maneira correta compõe um belo look folk. Só tomem cuidado para não exagerar nas informações e sair nas ruas parecendo que está usando algum tipo de fantasia.


Anúncios