Vocês sabem o que é Camp?

por CoolHype

Pergunta: oque é camp? Acampamento? Roupas com influência na vida no campo? Algum lugar de treinamento? Bom, acredite, a real tradução dessa palavra para o mundo da moda não tem nada a ver com as suposições anteriores.

Camp é um estilo. Mas o que realmente faz o camp ter sua característica própria é o uso do exagero. Ousadia nas estampas, acessórios, comprimento das peças, tudo absolutamente fora do que as pessoas estão acostumadas. Confeço que foi difícil formular uma definição completa do estilo, portanto perante minhas pesquisas o stylist Márcio Banfi é quem pode explicar melhor a vocês: “Camp é uma moda exagerada, talvez um pouco aproximada de umdrag-queen, que tem muito humor, na verdade é pra ser engraçado, é pra ser exagerado. […] Grifes como PradaLouis Vuitton e Marc Jacobs reviram a moda dos anos 1970 de uma forma extremamento exagerada”.

Peças que antes eram usadas apenas em desfiles como lançamento de tendência agora podem ser usadas no dia-dia.

Prada Primavera 2011

 

Marc Jacobs Primavera 2011

Primavera Louis Vuitton 2011

camp foi uma forma que os estilistas acharam de expressar esse desejo de trazer o humor não só para as passarelas, mas para o vestuário cotidiano daqueles que aderirem ao estilo.

A moda ainda não chegou no Brasil, e acredito que nem fará sucesso por aqui como faz no emisfério norte pois acredito que o brasileiro ainda não se permite  expor dessa maneira; as mulheres ainda preferem valorizar as curvas do corpo.

Mas se você quiser aderir a esse estilo ousado é preciso se auto-conhecer muito bem e ter uma personalidade forte o bastante para segurar os olhares assustados e as risadinha nas ruas, porque afinal, o camp é engraçado. Use mistura de cores absurdas, coloque frutas enormes na cabeça, use laços enormes na cabeça – como Tavi Gevinson.

Mas existem personalidades que usam dessa moda de forma sofisticada. Sem dúvidas o pódio das divas do camp são Stefani Germanotta Anna Dello Russo. Já ouviram a expressão “se quiser aparecer coloque uma melancia na cabeça e saia por aí”? Então, a editora da Vogue Japão é, literalmente, a imagem do camp.

Já Lady Gaga ao sair nas ruas também procura imprimir sua imagem usada nos palcos, ou seja, a cantora não tem medo algum de ousar, e já provou isso em vários Red Carpets.

No Brasil temos a representação de Dudu Bertholini, ao contrário de Anna, o estilista da Neon não usa do camp apenas em ocasiões especiais, ele vive o estilo que já se tornou sua identidade.

É fácil, apenas não tenha medo de ousar.

Anúncios